Antheia: Deusa das flores, a primeira divindade relacionada as flores.
Bóreas: Deus dos ventos, dos ventos boreais, o vento norte, e também do inverno.
Bóreas e Orítia*, por: Evelyn De Morgan
*Orítia: Era filha do rei de Atenas Erecteu, mas Bóreas a desejava. Depois de, sem sucesso, a cortejar, Bóreas usa sua força para raptá-la. Desta união nasceram Zetes e Calais, que se tornaram argonautas.
Zéfiro: O vento do oeste, um dos filhos de Eos (Aurora) e Astreu, irmão de Bóreas, Noto e Favônio, foi casado com Íris, vivia numa caverna da Trácia. Um dos seus mitos é o de Jacinto, jovem de grande beleza, que atraiu a paixão de Zéfiro e Apolo, os dois disputaram seu amor, Jacinto escolheu Apolo, e Zéfiro enlouqueceu de ciúmes, depois os encontrou praticando lançamento de disco, ele então soprou um forte vento, que fez o disco acertar Jacinto na cabeça, matando-o. Apolo transformou o sangue de Jacinto em uma flor.
Zéfiro e Flora, por: William Adolphe Bouguereau.
Flora: Flora era primeiramente uma bela ninfa dos campos, até encantar o coração do deus Zéfiro. Num dia de Primavera em que Flora errava pelos campos, o deus do vento, Zéfiro, viu-a, apaixonou-se por ela e raptou-a. Desposou-a, em seguida, num casamento público. Zéfiro concedeu a Flora, como recompensa e por amor, o reinar sobre as flores, não só sobre as dos jardins como, também, sobre as dos campos cultivados. O mel é considerado como um dos presentes que Flora ofertou aos homens, tal como as sementes das inumeráveis variedades de flores
Noto: O vento sul, responsável por trazer o calor.
Favônio ou Euro: O vento leste.
Brizo: Deusa dos pescadores, dos marinheiros, e remadores.
Ceto: Deusa dos perigos dos mares, e dos monstros marinhos. Era mãe de muitos monstros. Tinha duas faces, numa delas era uma bela mulher, na outra um terrível monstro marinho.
Ilítia: Filha de Zeus e Hera, deusa dos partos.
Himeneu: Filho de Afrodite e Apolo, é o deus do casamento. Tido como um jovem de extrema beleza, se ele não comparecesse a um casamento este ocorreria o risco de ser um fracasso.
Hermafrodito: Filho de Hermes e Afrodite, dai seu nome. Este representa a fusão dos dois sexos e não tem género definido. Teria nascido um menino extremamente bonito, que se transformou posteriormente num ser andrógino por haver se unido à ninfa Sálmacis. Hermafrodito, era mais um deus olimpiano aventureiro, ele vivia pela terra em busca de aventuras, enquanto Sálmacis, era uma náiade (Ninfa dos lagos, rios, nascentes), que não seguia suas irmãs ao lado de Ártemis, ela preferia ficar a se banhar em um lago a ir caçar com a deusa. Certo dia Hermafrodito passa por este local, e Sálmacis se apaixona loucamente por ele, e por sua beleza envolvente, ele não corresponde o amor dela, ela o agarra e seu amor é tanto, que os dois começam a se unir, ao primeiro momento ele tenta fugir, mas acaba permanecendo ao abraço de Sálmacis, os dois corpos começam a se unir, formando um único ser.
Sálmacis e Hermafrodito.
---- Há muitos outros deuses, mas muitos são simples, representam fenômenos da natureza, ações do tempo, como as Horas, as Musas, outros tem poucas fontes que relatam suas histórias. Os próximos a serem citados vão ser os Titãs e as Titânides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Use o bom respeito em seu comentário 😉
E obrigado. O Universo dos Deuses©.