Aviso:

Pessoal estamos reorganizando o blog, a ideia original era criar um blog dedicado somente á mitologia grega, agora isso será ampliado e em breve começaremos a fazer posts sobre os outros universos como a Mitologia Nórdica e a Mitologia Egípcia. Quanto ao Olimpo no Imvu e o RPG isso ainda está sendo repensado. Obrigado pela sua visita é ela que nos faz continuar desenvolvendo conteúdos e criando projetos. Compartilhe isso nos ajuda muito! Obrigado.

12 de jun. de 2013

Outros Deuses

Deuses Principais


Vamos ver mais alguns deuses da mitologia grega...

Astreia: Uma das deusas da justiça, como Dike e Têmis, Astreia é filha de Zeus e Têmis, personifica a justiça, e além disso ensinava aos mortais a sabedoria e atividades caseiras.
Niké (Nike): A vitória, era representada por uma mulher alada, levando em uma das mãos uma coroa de louros, dada aos campeões, principalmente dos jogos Olímpicos.
Despina: Filha de Deméter e Poseidon, irmã "gêmea" de Árion, um equino. Foi abandonada por Deméter assim que nasceu, pois Deméter partiu para procurar Persefone, que havia sido raptada por Hades. Ela foi adotada pelo titã Anitos, que lhe batizou, Despina é temida pelos mortais que nem tocam em seu nome, chamando-a de senhora, ela é uma deusa das sombras, dos fenômenos invernais, geadas, neve, o próprio inverno em si, quando Persefone estava no submundo, era ela quem cuidava da terra, trazendo o cruel inverno e destruindo tudo que a mãe e a irmã haviam feito. Odiava seus pais, e e exercia total poder sobre os domínios de seus pais, os mares congelados eram a sua fúria contra Poseidon.
Ênio (Enyo): Filha de Zeus e Hera, simbolizava o horror, conhecida como a destruidora de cidades, é geralmente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Acompanhava Ares, seu irmão nas batalhas, por muitas versões era sua amante. Era loucamente apaixonada por Oberon, deus da escuridão, filho de Hades, segundo algumas versões.
Éolo: Senhor dos ventos, vivia na ilha de Eólida(Eólia), onde controlava os ventos, Eólida era uma ilha flutuante, cercada por muralhas de bonze, impenetráveis, vivia ali com seus seis filhos e suas seis filhas, e sua esposa a bela deusa Íris. Cada um de seus filhos era casado com uma de suas filhas. Era muito querido pelos deuses.
Íris: a personificação do arco-íris, e mensageira dos deuses, principalmente de Hera, filha do titã Taumante e da oceânide Electra, era representada como uma donzela ágil e com asas de ouro, que se move com leveza entre todos os reinos, a terra, os mares, e o Hades.

Eos (Aurora): Deusa do amanhecer, filha de Hiperion (Hiperião) e Tía (Teia), irmã de Hélios e Selene, geralmente representada como uma suave donzela, cabelos longos, geralmente louros, mãos róseas e delicadas, possuía asas nos ombros e nos pernas, usava uma carruagem purpúrea, puxada por dois cavalos alados. Quando seu filho Memnom, morreu na guerra de Tróia, ela ficou inconsolável, e desde aquele dia passou a derramar suas lágrimas (o orvalho) sobre a terra a cada amanhecer.
Hélios: O sol, filho de Hiperion e Tía, leva uma coroa com raios solares, circulava a terra com a sua carruagem puxada por quatro cavalos luminosos, cruzava o céu pra chegar á noite, no oceano onde banhava seus cavalos. Nada do que acontecia na terra escapava aos seus olhos, era muitas vezes chamado ao Olimpo como testemunha. O colosso de Rodes, era uma estátua á sua honra.
Selene: A lua, irmã de Eos e Hélios, mas foi criada por Nix, era a deusa dos mistérios, na grécia antiga, quando alguém perdia algo, ela costumava rezar para Selene, para encontrar o que havia perdido, por ela ser a deusa do oculto. Quando seu irmão terminava sua jornada no céu e chegava ao oceano que banhava aterra, era a sua vez de começar a sua jornada trazendo a lua. É muitas vezes confundida com Ártemis e Hecate.
Hecate (Hécate): Era relacionada com as magias, era uma deusa da lua, da noite, uma poderosa feiticeira, muitas vezes considerada uma divindade tripla: lunar, infernal e marinha. Vivia no reino de Hades, e foi ela quem ajudou Deméter a encontrar Persefone. Os magos e bruxas, lhe faziam oferendas de cachorros e cordeiros negros em cada lua nova. Muitas vezes associada a Ártemis, porém Ártemis representava a luz da lua, seu esplendor. Nas noites de lua nova, ela enviava terrores dos mortos para assombrar os humanos, e aparecia nas encruzilhadas, com sua horrível matilha de cachorros zumbis, fantasmas, para assombrar a todos que ali passavam.
Circe: Semi-deusa, Eétes e Hécate, era uma feiticeira, especialista em venenos, habitava uma misteriosa ilha, onde enfeitiçava todos os marinheiros que ali paravam, transformando-os em animais.
Éris: A discórdia, oposto de Harmonia, era uma deusa cruel, ela detestava ver algum lugar em harmonia, foi ela que deu inicio a guerra de Tróia, quando irada por não ter sido convidade pro casamento de Peleu e Tétis, lançou  no meio do salão uma maçã de ouro, levando a inscrição: "A mais bela...", logo Hera, Atena e Afrodite, começaram a disputar o troféu, e Páris (Príncipe Troiano) foi escolhido para julgá-las, elas o seduziram com prêmios, e ele escolheu Afrodite, esta lhe deu o amor da bela Helena, iniciando a guerra de Tróia. Acompanhava seu irmão Ares nas guerras, e depois que ela acabava, Éris permanecia no campo de batalha, para rir dos perdedores.
Harpócrates: Um dos últimos deuses introduzidos no panteão grego, foi adaptado do egípcio, Hórus, sendo uma versão desse deus, ainda jovem, quando Alexandre, o grande, conquistou o Egito. Era o deus do silêncio, não teve muitas representações, seu culto foi muito novo e passageiro, era representado ainda como bebê, ou criança.
Zagreu: Filho de Zeus e Persefone, Zeus se aproveitou dela, na forma de serpente, dessa relação nasceu Zagreu, com sede de vingança contra o pai. Para se vingar ele foi até o Olimpo, e roubou os raios de Zeus, Hera, cheia de rancor, pela traição de Zeus, resolveu se vingar, ela mandou os titãs pegarem Zagreu e matarem-no, usando como disculpa a atitude do jovem de ter roubado os raios de Zeus, ele se transformou em um touro pra fugir, mas foi em vão, os titãs o destroçaram e comeram sua carne, exceto seu coração que Atena, resgatou e levou até Zeus, do coração de Zagreu, Zeus preparou uma bebida (Ou deu-lhe assim mesmo) para Sêmele, com quem Zeus teve relações depois disso, nascendo assim Dioniso, como reencarnação de Zagreu.
Ino e Dioniso, a reencarnação de Zagreu.

 Ino: Irmã de Sêmele, filha de Cadmo e esposa de Atamas (Rei de Tebas), sofre a ira de Hera, por cuidar de Dioniso.



Proteu: Era um deus marinho, cuidava dos rebanhos de Poseidon, era dotado do dom da metamorfose, foi procurado por Menelau, para saber como poderia voltar para Esparta, a ninfa Eidoteia, ensinou ao rei, o que era presiso para conseguir a resposta, Menelau e seus homens, pegaram Proteu com uma rede e seguraram-no fortemente, e ele se metamorfoseou em varias formas, até que exausto, revelou a Menelau, como voltar para Esparta.

Pluto: Deus das riquezas, filho de Deméter e possivelmente Lásion. Figura no cortejo de Deméter e de Perséfone, sob a forma de um jovem levando o corno da abundância, criado por Zeus, de onde podia-se jorrar infinita quantidade de qualquer coisa que se deseja-se. Representam-no cego, pois favorece indiferentemente a bons e maus. Conforme Aristófanes, Zeus teria cegado Pluto porque este insistia em outorgar seus bens apenas às pessoas honestas. Pluto, assim como a mãe, possuía uma das grandes atribuições divinas sobre a terra: a generosidade.

* Junte-se á nós, deixe nos comentários quem gostaria de ser, e visite nossas rooms no Imvu, se o seu personagem", não estiver disponível, haverá sempre outras opções. "Logo outros deuses"

3 comentários:

  1. Poderia botar algo sobre culto e adpracao da Despina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despina era uma deusa temida pelos gregos, eles preferiam chamá-la de senhora, ao invés de usar seu nome. O culto à ela não era muito espalhado pela Grécia, mesmo assim haviam lugares aonde ela era bem venerada como Lykosoura, aonde havia um importante santuário, a região da Arcádia, era a qual recebia mais cultos, aonde ela era venerada geralmente junto de sua mãe Deméter, ás vezes assumia um nome alternativo de Demeter Erinys, que significa a furiosa, sendo assim o lado Furioso de Deméter.
      - Andamos sem tempo para atualizar o blog, então desculpe pela demora... Estamos tentando colocar mais postagens sobre deuses específicos, em breve espero. ;)

      Excluir
  2. Eu fiquei curioso sobre esse Oberon que é filho de Hades e Perséfone
    Não existe muitas histórias sobre os filhos desses dois

    ResponderExcluir

Use o bom respeito em seu comentário 😉
E obrigado. O Universo dos Deuses©.