Após anos de reinado, desde a grande titanomaquia, o reinado dos olimpianos estava ameaçado, ameaçado pelos mortais, eles estavam virando as costas para os deuses, esquecendo-os, e tornando-se cada vez mais arrogantes e cegos.
Eles viravam as costas para seus deuses, que lhe deram tudo, lhes ensinaram tudo o que sabem, desde o fogo roubado por Prometeu, que sofreu tanto, em nome deles, a dedicação de Deméter em ensinar-lhes a cultivar a terra, e nunca deixá-los sem alimento, a dedicação de Atena e Têmis a derem-lhes a sabedoria e a justiça, a Zeus que os protege e mantém a ordem entre eles, a Poseidon, que lhes permite pescar, eles estão ignorando tudo isso. E nem mesmo o grandioso Destino, pode fazer algo, eles não acreditam que são controlados por ele.
Eles começaram, a inventar falsos boatos sobre nós, a ressaltar nossos lados mais perversos e arrogantes, eles buscam novas formas de religião, e começam a nos ignorar e rejeitar, e aos poucos estão destruindo nossas imagens, primeiro, começaram a buscar novos nomes para nós, foram eliminando alguns, e misturando com outros, tornando dois, três, um único, e logo acabaram com todos nós.
Foi em meio a essa preocupação e terrível crise, que Zeus convocou uma reunião no Olimpo, a última reunião do Olimpo. Compareceram todos os deuses e semi-deuses, de importância, que já estavam a vagar sem rumo e sem serventia.
Zeus se assenta em seu resplandecente trono, ao lado de Hera, a sua bela esposa, que mais do que nunca, está preocupada, seus olhos são inquietos, ela busca algo, talvez em seu próprio interior.
É Zeus que inicia o discurso:
- Meus irmãos e meus filhos, todos sabemos o que está acontecendo entre os mortais, todos sabemos a crise que se abate sobre o Olimpo, nunca passamos por isso, e podemos ter a certeza de que nada voltará a ser o que era antes. Os mortais estão nos desprezando, nossos templos são incendiados e destruídos, nossas estátuas são lançadas ao chão, e ao fundo do mar. Eu quero uma solução.
Quem se adianta a falar é Éris, a bela deusa da discórdia , ela ergue-se segurando seu manto negro, e pronuncia.
- Eu proponho o fim dos mortais, a destruição de cada um deles!
Um burburinho se estende entre as divindades, e Zeus rapidamente profere:
- Não podemos acabar com os mortais, esse não é o destino deles, vamos pensar em nós, o que vamos fazer agora, que temos essa crise pela frente, e logo estaremos esquecidos, enterrados nas areias do tempo.
- Irmão... - Diz Poseidon, interrompendo Zeus - ...Podemos mandar uma catástrofe, mostrarmos nossa fúria á eles, mostrarmos o que acontece com quem nos desrespeita.
- Poseidon, meu irmão, já fizemos isso e nada adiantou, eles continuam tolos e ignorantes, vamos tentar pensar em nós, estamos ficando fracos com a deslealdade dos mortais, cada ato deles está nos prejudicando gravemente... - diz Zeus, sendo interrompido por Héstia.
- Sim... realmente, basta olharem a chama do Olimpo, ela está mais fraca a cada dia, temos que fazer algo rápido, antes que seja tarde! - Conclui Héstia, segurando em suas mãos uma pequena chama, uma parte da chama do Olimpo.
- Eu acho que a melhor opção, ainda é a de Éris. - diz Ares, brandindo a sua lança, seguido de Ênio, Fobos e Deimos.
- Meu pai, se me permite... - diz Atena.
- Sim, prossiga.. - Concede Zeus.
- Devemos pagar os mortais com a mesma moeda, eu digo, se eles nos ignoram, faremos o mesmo, se nos rejeitam, rejeitaremos eles, se nos esquecem, esqueceremos eles! - conclui a deusa guerreira, sendo seguida, por boa parte das divindades, inclusive Hera, que fala:
- Já como não podemos fazê-los pagar por essa intolerável audácia, acho uma boa ideia a de Atena, eles rapidamente vão sentir a nossa falta e quando forem nos procurar não vamos estar lá.
- E como vamos fazer isso? - Pergunta Zeus.
- Talvez eu tenha a resposta meu senhor... - diz Hefesto, se erguendo com dificuldade.
- O que propõe Hefesto? - Pergunta o rei dos deuses.
- Um novo reino, um novo Olimpo, um lugar para os deuses, e para todas as criaturas, para tudo o que os mortais estão rejeitando, poderemos dar um novo inicio, sem eles, sem a audácia e intolerância deles. Podemos criar isso facilmente, e não vamos mais pensar e nos preocupar com eles, um lugar acessível apenas á nós, um outro mundo.
- Hefesto, parece uma boa ideia, mas não podemos nos excluirmos, a propósito, como podemos esquecer os nossos reinos, o meu, o de Poseidon, e o Olimpo? - Pergunta Hades, seguido de outros.
- Não esqueceríamos... - continua o senhor da forja - ... Podemos estar em todos os lugares, somos deuses, apenas esse lugar seria a nova casa dos Olimpianos, e das criaturas, o submundo, assim como seu oceano Poseidon, iriam continuar lá, apenas vocês, deveriam ignorar os mortais e não dar mais á eles as suas dádivas, como você Deméter, sem você, tudo vai ficar difícil pra eles, talvez seja a única forma, deles sentirem pelo que estão fazendo.
- Concordo com Hefesto... - diz Poseidon - ... quero ver quando eles pescarem, sem ter o que pescar, quando plantarem, sem colherem bons frutos, quando as estações se misturarem, quando as tormentas vierem e eles não serem protegidos, quando a terra tremer, e não poupar as cidades, pois não haverá deuses, para evitar.
- Realmente, parece uma boa solução. - concluir Zeus.
- Porém não devemos nos esquecer, sem acabar com os mortais! - Adverte Têmis. - Procuremos um meio de não trazermos abundancias á eles, mas de não deixarmos eles desamparados, afinal as Moiras controlam tudo.
Nesse momento o Olimpo escurece, e um vento gelado sopra, as estrelas descem do alto céu, formando uma escadaria, e descendo por ela, vem Moros acompanhado de Ananque, sua esposa, que lhe tras pela mão, já que o deus supremo, é cego, para não ver a quem reserva o destino.
Todos os deuses se calam, e Ananque prossegue:
- Bem aventurados deuses, é destino dos mortais, mudarem constantemente, porém isso saiu de controle, ao permitirmos isso á eles, dando dadivas e conhecimento... - Ananque é interrompida por seu esposo, o Destino.
- Vocês sabem, se o dono não cuida bem do seu cão, não o educa devidamente, não mostra a ele quem realmente manda, ele vai assumir essa posição, ele vai buscar controlar o seu dono. A situação fugiu do controle. E agora é tarde para voltar atrás, mesmo que eles mudem, destruam a imagem de cada um de vocês, esqueçam-se de vocês, e busquem outros deuses, outras formas de acreditar, não desamparem eles, caso contrário não seria destino eles terem sido criados.
- Nós consentimos, com a ideia desse novo reino, será bom, uma forma deles sentirem a falta dos deuses, mas não desamparem eles, apenas não deem mais dádivas, poupem recursos, façam com que eles tenham que sofrer mais para conseguirem sobreviver. - Diz Ananque.
- Assim sendo, nem mortais e nem imortais irão ser esquecidos, irão morrer, irão ficar á beira da desilusão, da não serventia. - Conclui Moros.
- Assim o faremos. - Acentua Zeus, o soberano do Olimpo.
E subindo novamente para o céu superior, vão Moros e Ananque, que ainda continuarão a ordenar o futuro e o destino dos mortais, assim como suas sortes, pesadelos e sonhos.
- Assim sendo, basta decidirmos, como vamos criar esse novo reino. - Conclui Zeus.
Os deuses discutem por mais um tempo, e logo todos se põem a trabalhar nesse novo reino.
Do próprio Olimpo, eles constroem tudo, desde a areia do mar, as terras mais sombrias, o frio, o sol, a chuva, o vento, os animais, a água, o céu, as montanhas, e enfim a maior delas, o novo Olimpo, e é Hefesto quem vai pessoalmente, ao lado dos leais Ciclopes, criar o novo Olimpo.
São ordenados reinos, por diversas ilhas, nelas habitarão as criaturas "mitológicas", sendo controladas pelos deuses, de uma gigantesca montanha, que leva em seu alto, o grandioso palácio dos deuses, o novo Olimpo.
As Ninfas, Centauros, Sátiros, Nereidas... e todas as outras criaturas são transferidas para essas terras, e logo depois os deuses, e enfim o mundo começa a perceber a falta dos deuses.
Logo que eles deixam a terra, a pesca começa a diminuir, as plantações enfraquecem, o sol brilha fraco, o vento certos dias sopra com força, outros quase não se faz presente, e tudo se torna mais duro pros mortais, que logo já nem se lembram dos seus deuses, a não ser pelos livros que resplandecendo do passado dourado ficaram....
Por: Zeus Júpiter.
(Para participar do RPG basta se registrar no Fórum: Monte Olimpo RPG, e aguardar uma mensagem Olimpiana, que lhe dará mais instruções e dicas).
Aviso:
Pessoal estamos reorganizando o blog, a ideia original era criar um blog dedicado somente á mitologia grega, agora isso será ampliado e em breve começaremos a fazer posts sobre os outros universos como a Mitologia Nórdica e a Mitologia Egípcia. Quanto ao Olimpo no Imvu e o RPG isso ainda está sendo repensado. Obrigado pela sua visita é ela que nos faz continuar desenvolvendo conteúdos e criando projetos. Compartilhe isso nos ajuda muito! Obrigado.
28 de jun. de 2013
14 de jun. de 2013
Armas e Poderes dos Deuses
Zeus:
Arma: Raio* - Um cetro em forma de raio - E o escudo da Égide*, também usado por Atena.
Animais ou símbolos: A águia, a oliveira
Poderes: Raios, trovões e tempestades. Também tem a habilidade de se metamorfosear em outros seres, inclusive outras pessoas, e se passar por mortais.
Poseidon:
Armas: O Tridente*.
Animais ou símbolos: O golfinho, e o cavalo.
Poderes: Tormentas, tempestades, as forças dominantes das águas, terremotos.
Hades:
Armas: Elmo da invisibilidade*, e o garfo*.
Animais ou símbolos: O galo era consagrado a Hades e Persefone.
Poderes: Poderes relacionados com o fogo, com o obscuro, o oculto.
Atena:
Armas: Escudo de Égide, e armas normais de guerra, elmo, lança, espada.
Animais ou símbolos: Coruja.
Poderes: A fúria nas batalhas, podia também assumir a forma de mortais e se passar por eles.
Apolo:
Armas: O arco e flechas solares*, também flechas das pestes.
Animais ou símbolos: Lira e a coroa de louros.
Poderes: Relacionados a luz solar, ao encanto e sedução, e também as pestes.
Ártemis:
Armas: Arco e flechas lunares*.
Animais ou símbolos: Cervo, e também o cão.
Poderes: Poderes da noite, como magias e mistérios.
Afrodite:
Armas: Afrodite não possuía armas, exceto o seu cinturão* mágico.
Animais ou símbolos: Pomo da discórdia, a rosa...
Poderes: Sedução, paixão, podia também assumir a forma de mortais e se passar por eles.
Ares:
Armas: Armas normais de guerra: Elmo, Couraça, Espada, e sua poderosa lança.
Animais ou símbolos: O cão e o corvo.
Poderes: Fúria, Ares era furioso e incontrolável, força e destruição.
Hera:
Armas: -
Animais ou símbolos: Pavão, por onde Hera passava ela deixava uma pena de pavão pra mostrar que esteve ali.
Poderes: Era cruel e vingativa, fazia tudo o impossível para conquistar seus objetivos. Geralmente usava criaturas pra realizar seus objetivos, como a Píton, que ela mandou caçar Leto, quando ainda grávida de Apolo e Ártemis. As Hárpias, também eram suas enviadas.
Deméter:
Armas: -
Animais ou símbolos: Trigo, e o Grou.
Poderes: Poderes que se podem relacionar a ela, são os poderes relacionados a terra.
Héstia:
Armas: -
Animais ou símbolos: O fogo, a tocha, a pira.
Poderes: O fogo sagrado, Héstia guardava o fogo sagrado, assim sendo seus poderes podem ser relacionados ao fogo.
Dioniso:
Armas: -
Animais ou símbolos: a uva, o vinho.
Poderes: Embriaguez, loucura, estado de transe, hipnose.
Hermes:
Armas: Hermes não usa armas, mas sim itens que facilitam as suas habilidades, possuía o elmo e as sandálias aladas e o cetro das serpentes*.
Animais ou símbolos: Caduceu.
Poderes: Velocidade, voo, poderes a estes relacionados. E claro a astúcia.
Hécate:
Armas: -
Animais ou símbolos: Cães, e bodes, cabras.
Poderes: Poderes da obscuridade, magia e feitiços, poderes da noite. Usava uma matilha de cães
Despina:
Armas: -
Animais ou símbolos: -
Poderes: Poderes e habilidades invernais, nevasca, geada, frio.
Eros:
Armas: o Arco do amor, e as flechas da paixão.
Animais ou símbolos: -
Poderes: Tais como os de sua mãe, paixão e sedução.
Éolo:
Armas: -
Animais ou símbolos: -
Poderes: Poderes relacionados aos ventos, ele os controlava, assim sendo também tempestades, tormentas.
Hefesto:
Armas: Podem ser nomeados itens, os itens que ele usava na forja.
Animais ou símbolos: Martelo ou machado.
Poderes: Poderes relacionados ao fogo, a forja.
Íris:
Armas: -
Animais ou símbolos: Arco-Íris
Poderes: Velocidade e agilidade.
Hércules:
Armas: Arco e flechas venenosas, também um bastão que geralmente é representado, também a capa feita com a pele do Leão de Neméia.
Animais ou símbolos: A força humana.
Poderes: Força sobre-humana.
*Logo o restante :D
*Raio/Tridente/Elmo da invisibilidade e Garfo: Foram armas dadas aos três deuses principais: Zeus, Poseidon e Hades, pelos Ciclopes Primordiais, na Titanomaquia. Dizem que se juntando o Raio, o Tridente e o Garfo, se forma a poderosa lança de Trios.
*Escudo da Égide: Era também representado como uma couraça, Zeus deu-lhe a Atena, que pediu para Hefesto colocar nele a terrível cabeça da Medusa.
*Arco Solar: Arco de Apolo, que disparava flechas poderosas, as flechas solares, elas eram tal como os raios do sol, e queimavam, causando graves ferimentos, Apolo também possuía as flechas das pestes, que traziam pestes em suas pontas, causando enfermidades em quem fosse atingido.
*Arco Lunar: Era a arma de Ártemis, assim como o arco solar ele também causava feridas graves, por queimadura.
*Cinturão de Afrodite: Foi feito por Hefesto nele Afrodite guardava seus poderes.
* Veja: Apresentação.
* Para participar do RPG, basta se registrar no nosso Fórum: Monte Olimpo RPG, e aguardar uma carta Olimpiana que lhe dará mais instruções e dicas.
Arma: Raio* - Um cetro em forma de raio - E o escudo da Égide*, também usado por Atena.
Animais ou símbolos: A águia, a oliveira
Poderes: Raios, trovões e tempestades. Também tem a habilidade de se metamorfosear em outros seres, inclusive outras pessoas, e se passar por mortais.
Zeus e suas armas.
Poseidon:
Armas: O Tridente*.
Animais ou símbolos: O golfinho, e o cavalo.
Poderes: Tormentas, tempestades, as forças dominantes das águas, terremotos.
O Tridente de Poseidon.
Hades:
Armas: Elmo da invisibilidade*, e o garfo*.
Animais ou símbolos: O galo era consagrado a Hades e Persefone.
Poderes: Poderes relacionados com o fogo, com o obscuro, o oculto.
Elmo do Peloponeso.
Imagem de Hades com o Elmo da Invisibilidade.
Atena:
Armas: Escudo de Égide, e armas normais de guerra, elmo, lança, espada.
Animais ou símbolos: Coruja.
Poderes: A fúria nas batalhas, podia também assumir a forma de mortais e se passar por eles.
Atena armada.
Apolo:
Armas: O arco e flechas solares*, também flechas das pestes.
Animais ou símbolos: Lira e a coroa de louros.
Poderes: Relacionados a luz solar, ao encanto e sedução, e também as pestes.
Apolo, com o arco solar.
Ártemis:
Armas: Arco e flechas lunares*.
Animais ou símbolos: Cervo, e também o cão.
Poderes: Poderes da noite, como magias e mistérios.
Ártemis e o Arco Lunar.
Afrodite:
Armas: Afrodite não possuía armas, exceto o seu cinturão* mágico.
Animais ou símbolos: Pomo da discórdia, a rosa...
Poderes: Sedução, paixão, podia também assumir a forma de mortais e se passar por eles.
Ares:
Armas: Armas normais de guerra: Elmo, Couraça, Espada, e sua poderosa lança.
Animais ou símbolos: O cão e o corvo.
Poderes: Fúria, Ares era furioso e incontrolável, força e destruição.
Estatua de Ares como guerreiro
Hera:
Armas: -
Animais ou símbolos: Pavão, por onde Hera passava ela deixava uma pena de pavão pra mostrar que esteve ali.
Poderes: Era cruel e vingativa, fazia tudo o impossível para conquistar seus objetivos. Geralmente usava criaturas pra realizar seus objetivos, como a Píton, que ela mandou caçar Leto, quando ainda grávida de Apolo e Ártemis. As Hárpias, também eram suas enviadas.
Deméter:
Armas: -
Animais ou símbolos: Trigo, e o Grou.
Poderes: Poderes que se podem relacionar a ela, são os poderes relacionados a terra.
Héstia:
Armas: -
Animais ou símbolos: O fogo, a tocha, a pira.
Poderes: O fogo sagrado, Héstia guardava o fogo sagrado, assim sendo seus poderes podem ser relacionados ao fogo.
Dioniso:
Armas: -
Animais ou símbolos: a uva, o vinho.
Poderes: Embriaguez, loucura, estado de transe, hipnose.
Hermes:
Armas: Hermes não usa armas, mas sim itens que facilitam as suas habilidades, possuía o elmo e as sandálias aladas e o cetro das serpentes*.
Animais ou símbolos: Caduceu.
Poderes: Velocidade, voo, poderes a estes relacionados. E claro a astúcia.
Hécate:
Armas: -
Animais ou símbolos: Cães, e bodes, cabras.
Poderes: Poderes da obscuridade, magia e feitiços, poderes da noite. Usava uma matilha de cães
Despina:
Armas: -
Animais ou símbolos: -
Poderes: Poderes e habilidades invernais, nevasca, geada, frio.
Eros:
Armas: o Arco do amor, e as flechas da paixão.
Animais ou símbolos: -
Poderes: Tais como os de sua mãe, paixão e sedução.
Éolo:
Armas: -
Animais ou símbolos: -
Poderes: Poderes relacionados aos ventos, ele os controlava, assim sendo também tempestades, tormentas.
Hefesto:
Armas: Podem ser nomeados itens, os itens que ele usava na forja.
Animais ou símbolos: Martelo ou machado.
Poderes: Poderes relacionados ao fogo, a forja.
Íris:
Armas: -
Animais ou símbolos: Arco-Íris
Poderes: Velocidade e agilidade.
Hércules:
Armas: Arco e flechas venenosas, também um bastão que geralmente é representado, também a capa feita com a pele do Leão de Neméia.
Animais ou símbolos: A força humana.
Poderes: Força sobre-humana.
*Logo o restante :D
*Raio/Tridente/Elmo da invisibilidade e Garfo: Foram armas dadas aos três deuses principais: Zeus, Poseidon e Hades, pelos Ciclopes Primordiais, na Titanomaquia. Dizem que se juntando o Raio, o Tridente e o Garfo, se forma a poderosa lança de Trios.
*Escudo da Égide: Era também representado como uma couraça, Zeus deu-lhe a Atena, que pediu para Hefesto colocar nele a terrível cabeça da Medusa.
*Arco Solar: Arco de Apolo, que disparava flechas poderosas, as flechas solares, elas eram tal como os raios do sol, e queimavam, causando graves ferimentos, Apolo também possuía as flechas das pestes, que traziam pestes em suas pontas, causando enfermidades em quem fosse atingido.
*Arco Lunar: Era a arma de Ártemis, assim como o arco solar ele também causava feridas graves, por queimadura.
*Cinturão de Afrodite: Foi feito por Hefesto nele Afrodite guardava seus poderes.
* Veja: Apresentação.
* Para participar do RPG, basta se registrar no nosso Fórum: Monte Olimpo RPG, e aguardar uma carta Olimpiana que lhe dará mais instruções e dicas.
13 de jun. de 2013
Outros Deuses 2
Dice (Diké): Filha de Zeus e Têmis, deusa da justiça, em especial dos julgamentos, vingadora das violações da lei. Leva na mão direita uma espada, representando a força, e na mão esquerda uma balança de pratos, representando a igualdade na busca por direitos.
Asclépio (Esculápio): Apesar de não fazer parte do panteão Olímpico, era uma das divindades mais populares, era o deus da medicina. Segundo algumas versões era filho de Apolo com a mortal Corônis, teria nascido de cesariana após a morte de sua mãe, e levado para ser criado pelo centauro Quíron, que o educou na caça e nas artes da cura. Aprendeu o poder curativo das ervas e a cirurgia, e adquiriu tão grande habilidade que podia trazer os mortos de volta à vida, pelo que Zeus o puniu, matando-o com um raio.
Pã: é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Reside em grutas e vaga pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. É representado com orelhas, chifres e pernas de bode, amante da música, traz sempre consigo uma flauta. É temido por todos aqueles que necessitam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que é atribuídos a Pã; daí o nome pânico.
Hipnos: O sono, a sonolência, é dos muitos filho de Níx:
Tânato: A morte.
Éter, a luz
Éris, a discórdia. (Outras fontes a relatam como filha de Zeus e Hera)
Hemera, o dia;
Hespérides, a tarde;
Apáte, o engano;
Filótes, a amizade;
Geras, a velhice;
Lissa, a loucura;
Momo, o escárnio;
Oizus, a miséria;
Lete, o esquecimento;
Até, o erro;
Nêmesis, a vingança;
Kera, o destino do homem em seus momentos finais;
Moro, o quinhão que cada homem receberá em vida.
Morfeu: Deus dos sonhos. Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, o sono.
Nomos: Deus das leis, estatutos e normas, esposo de Eusébia (deusa da piedade) e pai de Dice (segundo algumas versões), é considerado muitas vezes um aspecto de Zeus, não sendo assim um deus "separado".
Moros: O Destino. A principal divindade, estava acima de todos deuses e mortais. É representado uma entidade cega; o Destino é filho do Caos e de Nix, a Noite. Sem ver a quem reserva o futuro, seu caráter é o da inevitabilidade. Todos, deuses e mortais, e tudo, estão a ele subordinado. Imaginavam-no como tendo aos pés a Terra e nas mãos as estrelas e um cetro, a demonstrar sua superioridade.
Asclépio (Esculápio): Apesar de não fazer parte do panteão Olímpico, era uma das divindades mais populares, era o deus da medicina. Segundo algumas versões era filho de Apolo com a mortal Corônis, teria nascido de cesariana após a morte de sua mãe, e levado para ser criado pelo centauro Quíron, que o educou na caça e nas artes da cura. Aprendeu o poder curativo das ervas e a cirurgia, e adquiriu tão grande habilidade que podia trazer os mortos de volta à vida, pelo que Zeus o puniu, matando-o com um raio.
Pã: é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Reside em grutas e vaga pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. É representado com orelhas, chifres e pernas de bode, amante da música, traz sempre consigo uma flauta. É temido por todos aqueles que necessitam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que é atribuídos a Pã; daí o nome pânico.
Hipnos: O sono, a sonolência, é dos muitos filho de Níx:
Tânato: A morte.
Éter, a luz
Éris, a discórdia. (Outras fontes a relatam como filha de Zeus e Hera)
Hemera, o dia;
Hespérides, a tarde;
Apáte, o engano;
Filótes, a amizade;
Geras, a velhice;
Lissa, a loucura;
Momo, o escárnio;
Oizus, a miséria;
Lete, o esquecimento;
Até, o erro;
Nêmesis, a vingança;
Kera, o destino do homem em seus momentos finais;
Moro, o quinhão que cada homem receberá em vida.
Morfeu: Deus dos sonhos. Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, o sono.
Nomos: Deus das leis, estatutos e normas, esposo de Eusébia (deusa da piedade) e pai de Dice (segundo algumas versões), é considerado muitas vezes um aspecto de Zeus, não sendo assim um deus "separado".
Moros: O Destino. A principal divindade, estava acima de todos deuses e mortais. É representado uma entidade cega; o Destino é filho do Caos e de Nix, a Noite. Sem ver a quem reserva o futuro, seu caráter é o da inevitabilidade. Todos, deuses e mortais, e tudo, estão a ele subordinado. Imaginavam-no como tendo aos pés a Terra e nas mãos as estrelas e um cetro, a demonstrar sua superioridade.
Representando a própria fatalidade, o Destino dita os acontecimentos, e até mesmo Zeus não o pode evitar. Suas leis encontram-se escritas num livro, cujo acesso é possível, e mesmo assim de forma obscura, pelos oráculos. Seu nome de verdade é Moros e o consideram marido de Ananke e pai das Moiras(Segundo outras versões elas são suas irmãs, e ainda outras versões as trazem como filhas de Zeus). Para representá-lo, os gregos tinham as Moiras, a quem consultavam os deuses - sem sucesso, posto que o Destino é imutável.
Fobos: O pânico, de seu nome deriva a palavra: Fobia. Filho de Afrodite e Ares, irmão de Deimos, seu companheiro inseperável, e Harmonia. Ele ia adiante de Ares nas batalhas trazendo o pânico aos guerreiros.
Deimos: O medo, acompanhava seu pai e seu irmão nas batalhas, indo na frente de Ares com Fobos ele trazia o medo aos soldados.
Harmonia: Como seu próprio nome já diz, representava a Harmonia, era o oposto de Éris, o que fazia dessas duas rivais.
Bia: É a personificação da força física, foi aliada do Olimpianos na Titanomaquia, a guerra entre deuses e titãs, é uma das forças aliadas de Zeus.
Hebe: Deusa da juventude, filha de Zeus e Hera, representava a donzela consagrada aos serviços domésticos, cumpria vários deveres no Olimpo, sempre amparando os deuses, e cuidando da morada dos deuses, sua principal obrigação era servir néctar e e ambrósia aos deuses nos banquetes, certo dia ao fazer essa tarefa ela caiu, e em uma posição inconveniente, e todos os deuses puseram-se a rir dela, envergonhada ela saiu dali, e se negou a continuar com esta tarefa, foi então substituída pelo mortal Ganimedes.
Eros: O cupido, filho de Afrodite e Ares (Há várias outras versões dizendo que era filho de Hermes, Zeus, ou Hefesto), era o deus do amor e da beleza, o masculino de sua mãe. Certo dia Afrodite (Ou Ares), queixou-se com Métis (Ou Têmis), do porque que Eros nunca crescia, esta respondeu que era por falta de um companheiro, um irmão, então nasce Anteros, para ser a companhia de Eros.
Anteros: Filho de Afrodite e Ares, deus grego da manipulação e das ordens, persuadindo então os outros para que estes obedeçam suas ordens. Curiosamente é também o deus do divórcio e da separação dos casais, com o nascimento de Anteros, Eros começa a se desenvolver, e tornar-se um robusto e belo deus.
Afrodite com Eros e Anteros.
Psiquê: Era uma bela mortal, que invejava Afrodite na beleza, e que encantou o coração de Eros. Eros casou-se com Psiquê, com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perdê-lo. Mas Psiquê, induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acorda. Irritado com a traição de Psiquê, Eros a abandona. Esta, ficando perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Eros, que também sofria pela separação, implora para que Zeus tenha compaixão deles. Zeus o atende e Eros resgata sua esposa e passam a viver no Olimpo, isso após ela tomar um pouco de ambrosia tornando-a imortal. Com Psiquê teve Hedonê, prazer. Psiquê passou a representar a alma.
Eros e Psiquê.
Dione: Deusa das Ninfas, mãe de Afrodite. Algumas versões trazem-na como esposa de Zeus, substituindo Hera, o que é errado. O certo é que ela foi só mais um romance de Zeus, que gerou a bela Afrodite.
Cratos: A personificação do poder, filho de Estige e Palas, ele e seus irmãos são as forças aladas de Zeus. Inspirou o personagem Kratos de God Of War, porém era bem diferente, ele era totalmente fiel á Zeus, há algumas fontes que o trazem como substituto de Ares.
Zelo: Filho da oceânide Estige e do titã Palas, irmão de Cratos, Bia e Nike, ele e seus irmãos lutaram ao lado de Zeus na titanomaquia, e receberam a recompensa de fazer parte do séquito de Zeus (Séquito: Ato de seguir alguma pessoa, muito usado na antiguidade). Zelo é o deus da rivalidade, da grandeza, do entusiasmo.
Tique: A deusa da fortuna e prosperidade de uma cidade, e seu destino. Durante o período helenístico era comum que cada cidade venerasse sua própria versão icônica específica de Tique, vestindo uma coroa mural (uma coroa com o formato das muralhas da cidade).
*Para saber mais sobre o grupo veja: Apresentação.
12 de jun. de 2013
Outros Deuses
Deuses Principais
Vamos ver mais alguns deuses da mitologia grega...
Astreia: Uma das deusas da justiça, como Dike e Têmis, Astreia é filha de Zeus e Têmis, personifica a justiça, e além disso ensinava aos mortais a sabedoria e atividades caseiras.
Niké (Nike): A vitória, era representada por uma mulher alada, levando em uma das mãos uma coroa de louros, dada aos campeões, principalmente dos jogos Olímpicos.
Despina: Filha de Deméter e Poseidon, irmã "gêmea" de Árion, um equino. Foi abandonada por Deméter assim que nasceu, pois Deméter partiu para procurar Persefone, que havia sido raptada por Hades. Ela foi adotada pelo titã Anitos, que lhe batizou, Despina é temida pelos mortais que nem tocam em seu nome, chamando-a de senhora, ela é uma deusa das sombras, dos fenômenos invernais, geadas, neve, o próprio inverno em si, quando Persefone estava no submundo, era ela quem cuidava da terra, trazendo o cruel inverno e destruindo tudo que a mãe e a irmã haviam feito. Odiava seus pais, e e exercia total poder sobre os domínios de seus pais, os mares congelados eram a sua fúria contra Poseidon.
Ênio (Enyo): Filha de Zeus e Hera, simbolizava o horror, conhecida como a destruidora de cidades, é geralmente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Acompanhava Ares, seu irmão nas batalhas, por muitas versões era sua amante. Era loucamente apaixonada por Oberon, deus da escuridão, filho de Hades, segundo algumas versões.
Éolo: Senhor dos ventos, vivia na ilha de Eólida(Eólia), onde controlava os ventos, Eólida era uma ilha flutuante, cercada por muralhas de bonze, impenetráveis, vivia ali com seus seis filhos e suas seis filhas, e sua esposa a bela deusa Íris. Cada um de seus filhos era casado com uma de suas filhas. Era muito querido pelos deuses.
Íris: a personificação do arco-íris, e mensageira dos deuses, principalmente de Hera, filha do titã Taumante e da oceânide Electra, era representada como uma donzela ágil e com asas de ouro, que se move com leveza entre todos os reinos, a terra, os mares, e o Hades.
Eos (Aurora): Deusa do amanhecer, filha de Hiperion (Hiperião) e Tía (Teia), irmã de Hélios e Selene, geralmente representada como uma suave donzela, cabelos longos, geralmente louros, mãos róseas e delicadas, possuía asas nos ombros e nos pernas, usava uma carruagem purpúrea, puxada por dois cavalos alados. Quando seu filho Memnom, morreu na guerra de Tróia, ela ficou inconsolável, e desde aquele dia passou a derramar suas lágrimas (o orvalho) sobre a terra a cada amanhecer.
Hélios: O sol, filho de Hiperion e Tía, leva uma coroa com raios solares, circulava a terra com a sua carruagem puxada por quatro cavalos luminosos, cruzava o céu pra chegar á noite, no oceano onde banhava seus cavalos. Nada do que acontecia na terra escapava aos seus olhos, era muitas vezes chamado ao Olimpo como testemunha. O colosso de Rodes, era uma estátua á sua honra.
Selene: A lua, irmã de Eos e Hélios, mas foi criada por Nix, era a deusa dos mistérios, na grécia antiga, quando alguém perdia algo, ela costumava rezar para Selene, para encontrar o que havia perdido, por ela ser a deusa do oculto. Quando seu irmão terminava sua jornada no céu e chegava ao oceano que banhava aterra, era a sua vez de começar a sua jornada trazendo a lua. É muitas vezes confundida com Ártemis e Hecate.
Hecate (Hécate): Era relacionada com as magias, era uma deusa da lua, da noite, uma poderosa feiticeira, muitas vezes considerada uma divindade tripla: lunar, infernal e marinha. Vivia no reino de Hades, e foi ela quem ajudou Deméter a encontrar Persefone. Os magos e bruxas, lhe faziam oferendas de cachorros e cordeiros negros em cada lua nova. Muitas vezes associada a Ártemis, porém Ártemis representava a luz da lua, seu esplendor. Nas noites de lua nova, ela enviava terrores dos mortos para assombrar os humanos, e aparecia nas encruzilhadas, com sua horrível matilha de cachorros zumbis, fantasmas, para assombrar a todos que ali passavam.
Circe: Semi-deusa, Eétes e Hécate, era uma feiticeira, especialista em venenos, habitava uma misteriosa ilha, onde enfeitiçava todos os marinheiros que ali paravam, transformando-os em animais.
Éris: A discórdia, oposto de Harmonia, era uma deusa cruel, ela detestava ver algum lugar em harmonia, foi ela que deu inicio a guerra de Tróia, quando irada por não ter sido convidade pro casamento de Peleu e Tétis, lançou no meio do salão uma maçã de ouro, levando a inscrição: "A mais bela...", logo Hera, Atena e Afrodite, começaram a disputar o troféu, e Páris (Príncipe Troiano) foi escolhido para julgá-las, elas o seduziram com prêmios, e ele escolheu Afrodite, esta lhe deu o amor da bela Helena, iniciando a guerra de Tróia. Acompanhava seu irmão Ares nas guerras, e depois que ela acabava, Éris permanecia no campo de batalha, para rir dos perdedores.
Harpócrates: Um dos últimos deuses introduzidos no panteão grego, foi adaptado do egípcio, Hórus, sendo uma versão desse deus, ainda jovem, quando Alexandre, o grande, conquistou o Egito. Era o deus do silêncio, não teve muitas representações, seu culto foi muito novo e passageiro, era representado ainda como bebê, ou criança.
Zagreu: Filho de Zeus e Persefone, Zeus se aproveitou dela, na forma de serpente, dessa relação nasceu Zagreu, com sede de vingança contra o pai. Para se vingar ele foi até o Olimpo, e roubou os raios de Zeus, Hera, cheia de rancor, pela traição de Zeus, resolveu se vingar, ela mandou os titãs pegarem Zagreu e matarem-no, usando como disculpa a atitude do jovem de ter roubado os raios de Zeus, ele se transformou em um touro pra fugir, mas foi em vão, os titãs o destroçaram e comeram sua carne, exceto seu coração que Atena, resgatou e levou até Zeus, do coração de Zagreu, Zeus preparou uma bebida (Ou deu-lhe assim mesmo) para Sêmele, com quem Zeus teve relações depois disso, nascendo assim Dioniso, como reencarnação de Zagreu.
Ino: Irmã de Sêmele, filha de Cadmo e esposa de Atamas (Rei de Tebas), sofre a ira de Hera, por cuidar de Dioniso.
Proteu: Era um deus marinho, cuidava dos rebanhos de Poseidon, era dotado do dom da metamorfose, foi procurado por Menelau, para saber como poderia voltar para Esparta, a ninfa Eidoteia, ensinou ao rei, o que era presiso para conseguir a resposta, Menelau e seus homens, pegaram Proteu com uma rede e seguraram-no fortemente, e ele se metamorfoseou em varias formas, até que exausto, revelou a Menelau, como voltar para Esparta.
Pluto: Deus das riquezas, filho de Deméter e possivelmente Lásion. Figura no cortejo de Deméter e de Perséfone, sob a forma de um jovem levando o corno da abundância, criado por Zeus, de onde podia-se jorrar infinita quantidade de qualquer coisa que se deseja-se. Representam-no cego, pois favorece indiferentemente a bons e maus. Conforme Aristófanes, Zeus teria cegado Pluto porque este insistia em outorgar seus bens apenas às pessoas honestas. Pluto, assim como a mãe, possuía uma das grandes atribuições divinas sobre a terra: a generosidade.
* Junte-se á nós, deixe nos comentários quem gostaria de ser, e visite nossas rooms no Imvu, se o seu personagem", não estiver disponível, haverá sempre outras opções. "Logo outros deuses"
Vamos ver mais alguns deuses da mitologia grega...
Astreia: Uma das deusas da justiça, como Dike e Têmis, Astreia é filha de Zeus e Têmis, personifica a justiça, e além disso ensinava aos mortais a sabedoria e atividades caseiras.
Niké (Nike): A vitória, era representada por uma mulher alada, levando em uma das mãos uma coroa de louros, dada aos campeões, principalmente dos jogos Olímpicos.
Despina: Filha de Deméter e Poseidon, irmã "gêmea" de Árion, um equino. Foi abandonada por Deméter assim que nasceu, pois Deméter partiu para procurar Persefone, que havia sido raptada por Hades. Ela foi adotada pelo titã Anitos, que lhe batizou, Despina é temida pelos mortais que nem tocam em seu nome, chamando-a de senhora, ela é uma deusa das sombras, dos fenômenos invernais, geadas, neve, o próprio inverno em si, quando Persefone estava no submundo, era ela quem cuidava da terra, trazendo o cruel inverno e destruindo tudo que a mãe e a irmã haviam feito. Odiava seus pais, e e exercia total poder sobre os domínios de seus pais, os mares congelados eram a sua fúria contra Poseidon.
Ênio (Enyo): Filha de Zeus e Hera, simbolizava o horror, conhecida como a destruidora de cidades, é geralmente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Acompanhava Ares, seu irmão nas batalhas, por muitas versões era sua amante. Era loucamente apaixonada por Oberon, deus da escuridão, filho de Hades, segundo algumas versões.
Éolo: Senhor dos ventos, vivia na ilha de Eólida(Eólia), onde controlava os ventos, Eólida era uma ilha flutuante, cercada por muralhas de bonze, impenetráveis, vivia ali com seus seis filhos e suas seis filhas, e sua esposa a bela deusa Íris. Cada um de seus filhos era casado com uma de suas filhas. Era muito querido pelos deuses.
Íris: a personificação do arco-íris, e mensageira dos deuses, principalmente de Hera, filha do titã Taumante e da oceânide Electra, era representada como uma donzela ágil e com asas de ouro, que se move com leveza entre todos os reinos, a terra, os mares, e o Hades.
Eos (Aurora): Deusa do amanhecer, filha de Hiperion (Hiperião) e Tía (Teia), irmã de Hélios e Selene, geralmente representada como uma suave donzela, cabelos longos, geralmente louros, mãos róseas e delicadas, possuía asas nos ombros e nos pernas, usava uma carruagem purpúrea, puxada por dois cavalos alados. Quando seu filho Memnom, morreu na guerra de Tróia, ela ficou inconsolável, e desde aquele dia passou a derramar suas lágrimas (o orvalho) sobre a terra a cada amanhecer.
Hélios: O sol, filho de Hiperion e Tía, leva uma coroa com raios solares, circulava a terra com a sua carruagem puxada por quatro cavalos luminosos, cruzava o céu pra chegar á noite, no oceano onde banhava seus cavalos. Nada do que acontecia na terra escapava aos seus olhos, era muitas vezes chamado ao Olimpo como testemunha. O colosso de Rodes, era uma estátua á sua honra.
Selene: A lua, irmã de Eos e Hélios, mas foi criada por Nix, era a deusa dos mistérios, na grécia antiga, quando alguém perdia algo, ela costumava rezar para Selene, para encontrar o que havia perdido, por ela ser a deusa do oculto. Quando seu irmão terminava sua jornada no céu e chegava ao oceano que banhava aterra, era a sua vez de começar a sua jornada trazendo a lua. É muitas vezes confundida com Ártemis e Hecate.
Hecate (Hécate): Era relacionada com as magias, era uma deusa da lua, da noite, uma poderosa feiticeira, muitas vezes considerada uma divindade tripla: lunar, infernal e marinha. Vivia no reino de Hades, e foi ela quem ajudou Deméter a encontrar Persefone. Os magos e bruxas, lhe faziam oferendas de cachorros e cordeiros negros em cada lua nova. Muitas vezes associada a Ártemis, porém Ártemis representava a luz da lua, seu esplendor. Nas noites de lua nova, ela enviava terrores dos mortos para assombrar os humanos, e aparecia nas encruzilhadas, com sua horrível matilha de cachorros zumbis, fantasmas, para assombrar a todos que ali passavam.
Circe: Semi-deusa, Eétes e Hécate, era uma feiticeira, especialista em venenos, habitava uma misteriosa ilha, onde enfeitiçava todos os marinheiros que ali paravam, transformando-os em animais.
Éris: A discórdia, oposto de Harmonia, era uma deusa cruel, ela detestava ver algum lugar em harmonia, foi ela que deu inicio a guerra de Tróia, quando irada por não ter sido convidade pro casamento de Peleu e Tétis, lançou no meio do salão uma maçã de ouro, levando a inscrição: "A mais bela...", logo Hera, Atena e Afrodite, começaram a disputar o troféu, e Páris (Príncipe Troiano) foi escolhido para julgá-las, elas o seduziram com prêmios, e ele escolheu Afrodite, esta lhe deu o amor da bela Helena, iniciando a guerra de Tróia. Acompanhava seu irmão Ares nas guerras, e depois que ela acabava, Éris permanecia no campo de batalha, para rir dos perdedores.
Harpócrates: Um dos últimos deuses introduzidos no panteão grego, foi adaptado do egípcio, Hórus, sendo uma versão desse deus, ainda jovem, quando Alexandre, o grande, conquistou o Egito. Era o deus do silêncio, não teve muitas representações, seu culto foi muito novo e passageiro, era representado ainda como bebê, ou criança.
Zagreu: Filho de Zeus e Persefone, Zeus se aproveitou dela, na forma de serpente, dessa relação nasceu Zagreu, com sede de vingança contra o pai. Para se vingar ele foi até o Olimpo, e roubou os raios de Zeus, Hera, cheia de rancor, pela traição de Zeus, resolveu se vingar, ela mandou os titãs pegarem Zagreu e matarem-no, usando como disculpa a atitude do jovem de ter roubado os raios de Zeus, ele se transformou em um touro pra fugir, mas foi em vão, os titãs o destroçaram e comeram sua carne, exceto seu coração que Atena, resgatou e levou até Zeus, do coração de Zagreu, Zeus preparou uma bebida (Ou deu-lhe assim mesmo) para Sêmele, com quem Zeus teve relações depois disso, nascendo assim Dioniso, como reencarnação de Zagreu.
Ino e Dioniso, a reencarnação de Zagreu.
Ino: Irmã de Sêmele, filha de Cadmo e esposa de Atamas (Rei de Tebas), sofre a ira de Hera, por cuidar de Dioniso.
Proteu: Era um deus marinho, cuidava dos rebanhos de Poseidon, era dotado do dom da metamorfose, foi procurado por Menelau, para saber como poderia voltar para Esparta, a ninfa Eidoteia, ensinou ao rei, o que era presiso para conseguir a resposta, Menelau e seus homens, pegaram Proteu com uma rede e seguraram-no fortemente, e ele se metamorfoseou em varias formas, até que exausto, revelou a Menelau, como voltar para Esparta.
Pluto: Deus das riquezas, filho de Deméter e possivelmente Lásion. Figura no cortejo de Deméter e de Perséfone, sob a forma de um jovem levando o corno da abundância, criado por Zeus, de onde podia-se jorrar infinita quantidade de qualquer coisa que se deseja-se. Representam-no cego, pois favorece indiferentemente a bons e maus. Conforme Aristófanes, Zeus teria cegado Pluto porque este insistia em outorgar seus bens apenas às pessoas honestas. Pluto, assim como a mãe, possuía uma das grandes atribuições divinas sobre a terra: a generosidade.
* Junte-se á nós, deixe nos comentários quem gostaria de ser, e visite nossas rooms no Imvu, se o seu personagem", não estiver disponível, haverá sempre outras opções. "Logo outros deuses"
11 de jun. de 2013
Deuses Principais
Página Principal: Apresentação
Vamos conhecer os principais deuses da mitologia grega:
Zeus: Rei dos deuses, senhor dos raios, senhor do céu e da terra, o mais poderoso dos deuses. Zeus é filho de Cronos e Rea, irmão de Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Deméter. Seu simbolo era Aetós(Águia), e o raio, que era também sua arma.
Hera: Rainha do Olimpo, esposa e irmã de Zeus, protegia o matrimônio, a vida conjugal, a vida doméstica, era retratada como ciumenta e vingativa, era furiosa e bela ao mesmo tempo.
Poseidon (Posídon) - Senhor dos mares, deus das tormentas e terremotos, seus símbolos eram o golfinho, e o Tridente a sua arma.
Hades: O rei do submundo, o reino dos mortos. Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão.
Deméter: Deusa da terra da agricultura, era essencial para os humanos, sem ela a terra passava por secas, e falta de alimentos, como quando ela abandonou o Olimpo e os mortais para sair em busca de sua filha, Persefone, raptada por Hades, nesse tempo os mortais sofreram uma terrível seca e falta de alimentos.
Héstia: Deusa do lar, do fogo sagrado, era representada pelo aconchego da lar e harmonia da família. Era respeitada por todos os deuses, era a mais nova de suas irmãs.
Atena: Deusa da sabedoria, da justiça, das guerras justas, da estratégia. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Seu símbolo era a Coruja.
Apolo: Deus da beleza, era considerado o mais belo dos deuses, patrono das artes, portador da saúde e das terríveis epidemias, deus do sol, arqueiro solar. Muitas vezes confundido com Hélios.
Ártemis: Deusa da caça, da lua, protegia a natureza selvagem, os animais, e os recém nascidos. Irmã gêmea de Apolo. Muitas vezes confundida com Selene e Hecate, também deusas lunares.
Ares: Deus da guerra, protetor do espírito guerreiro, insaciável na busca por sangue. Era acompanhado nas guerras, por Ênio, Éris, Fobos e Deimos.
Afrodite: A bela deusa do amor, da beleza e da sexualidade, a mais bela das deusas, era esposa do deforme Hefesto, e traiu-o com Ares, desta união nasceram: Fobos e Deimos, Harmonia e segundo algumas versões Anteros.
Dioniso (Dionísio): Deus do vinho, da embriaguez, das festas, da loucura e do prazer, é visto muitas vezes como jovem aventureiro, e reencarnação de Zagreu.
Hermes: mensageiro dos deuses, principalmente Zeus, protetor dos arautos, comerciantes e ladrões, muitas vezes guia das almas ao submundo, era também curador. Cruzava o céu velozmente com suas sandálias aladas.
Hefesto: Senhor do fogo, deus da forja, era deforme, ou manco, da sua forja saiam peças poderosas e belas, que eram usadas principalmente pelos deuses e seus protegidos, muitas vezes, como a armadura de Aquiles.
Era também o deus do trabalho.
Pesefone (Core-Perséfone): Filha de Zeus e Deméter, esposa de Hades, rainha do submundo, passava metade do ano com seus pais no Olimpo, e a outra metade com seu esposo, era bela e bondosa, por muitas versões ela e Hades nunca tiveram filhos, e ele sempre foi fiel á ela. Representava a primavera, e quando estava no submundo sua irmã Despina, cuidava da terra, trazendo o cruel inverno, e destruindo tudo o que a mãe e a irmã haviam feito.
* Deixe seu comentário, se quiser se juntar á nós, e visite nossas rooms no Imvu...
Vamos conhecer os principais deuses da mitologia grega:
Zeus: Rei dos deuses, senhor dos raios, senhor do céu e da terra, o mais poderoso dos deuses. Zeus é filho de Cronos e Rea, irmão de Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Deméter. Seu simbolo era Aetós(Águia), e o raio, que era também sua arma.
Hera: Rainha do Olimpo, esposa e irmã de Zeus, protegia o matrimônio, a vida conjugal, a vida doméstica, era retratada como ciumenta e vingativa, era furiosa e bela ao mesmo tempo.
Poseidon (Posídon) - Senhor dos mares, deus das tormentas e terremotos, seus símbolos eram o golfinho, e o Tridente a sua arma.
Hades: O rei do submundo, o reino dos mortos. Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Plutão.
Atena: Deusa da sabedoria, da justiça, das guerras justas, da estratégia. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Seu símbolo era a Coruja.
Apolo: Deus da beleza, era considerado o mais belo dos deuses, patrono das artes, portador da saúde e das terríveis epidemias, deus do sol, arqueiro solar. Muitas vezes confundido com Hélios.
Ártemis: Deusa da caça, da lua, protegia a natureza selvagem, os animais, e os recém nascidos. Irmã gêmea de Apolo. Muitas vezes confundida com Selene e Hecate, também deusas lunares.
Ares: Deus da guerra, protetor do espírito guerreiro, insaciável na busca por sangue. Era acompanhado nas guerras, por Ênio, Éris, Fobos e Deimos.
Afrodite: A bela deusa do amor, da beleza e da sexualidade, a mais bela das deusas, era esposa do deforme Hefesto, e traiu-o com Ares, desta união nasceram: Fobos e Deimos, Harmonia e segundo algumas versões Anteros.
Dioniso (Dionísio): Deus do vinho, da embriaguez, das festas, da loucura e do prazer, é visto muitas vezes como jovem aventureiro, e reencarnação de Zagreu.
Hermes: mensageiro dos deuses, principalmente Zeus, protetor dos arautos, comerciantes e ladrões, muitas vezes guia das almas ao submundo, era também curador. Cruzava o céu velozmente com suas sandálias aladas.
Hefesto: Senhor do fogo, deus da forja, era deforme, ou manco, da sua forja saiam peças poderosas e belas, que eram usadas principalmente pelos deuses e seus protegidos, muitas vezes, como a armadura de Aquiles.
Era também o deus do trabalho.
Pesefone (Core-Perséfone): Filha de Zeus e Deméter, esposa de Hades, rainha do submundo, passava metade do ano com seus pais no Olimpo, e a outra metade com seu esposo, era bela e bondosa, por muitas versões ela e Hades nunca tiveram filhos, e ele sempre foi fiel á ela. Representava a primavera, e quando estava no submundo sua irmã Despina, cuidava da terra, trazendo o cruel inverno, e destruindo tudo o que a mãe e a irmã haviam feito.
* Deixe seu comentário, se quiser se juntar á nós, e visite nossas rooms no Imvu...
Assinar:
Postagens (Atom)